Decoração Penteadeira Provençal

   Eu amo penteadeiras, lembro de quando ia a casa de uma amiga de minha mãe e ela tinha uma antiga com três espelhos cheia de batons e perfumes, eu sentava horas brincando enquanto minha mãe conversava com a amiga, aquilo para mim era o paraíso, infelizmente por anos essas divas caíram em desuso, mas estão voltando cada vez mais a moda e se tornando o sonho de muitas, eu tenho a minha no interior, infelizmente não pude trazer para Belo Horizonte, mas vendo uma penteadeira de uma amiga muito romântica que ama livros históricos a Caro do Cantinho Da Caro (veja aqui ) resolvi fazer esse post , vou focar no romantismo provençal que está na moda até em festinhas infantis, e é bem o estilo dela, quem sabe depois não posto outras. 
         
   Primeiro para quem não sabe provençal tem sua origem na região da Provença, que fica ao sul da França, a presença da lavanda é bem marcante, isso porque na Provença existem extensos campos de lavanda, que conferem belíssimas paisagens ao local e atraem turistas do mundo inteiro. A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância 


Provençal

                                                       
Decoração Provençal 

Decoração romantica



   A ideia é trabalhar com objetos que já tenham em casa ou que seja facilmente encontrado a preço baixo.

  Aquela bandeja pequena que você nem sabe porque tem de tão pequena pode servir para colocar perfumes e acessórios, boleiras e pratos para bolos também ficam lindos, outra opção são objetos em MDF vendidos baratinhos em lojas de artesanatos, em BH eu pesquisei e uma bandeja pequena sem pintura está saindo em média por 8 reais, aí é só pintar os objetos de branco.  





   Para guardar pinceis de maquiagem ou outros acessórios, ou até mesmo fazer um vaso para flores, escolha copos com detalhes trabalhado como o antigo “bico de jaca” 





    Espelhos, miniaturas, caixinhas de músicas, porta joias, porta-retratos, minis abajur entre outros objetos, ajudam a dar um ar mais romântico e mais personalidade a sua penteadeira e são facilmente encontrados por um preço baratinho. 


Objetos de desejos





 
Inspiração

 

   Quem gostou das ideias e não tem uma penteadeira em breve vou postar como ter um gastando pouco ou nada. 

                                     Ju Calixto 

7 comentários :

  1. Lindo Ju, só me falta o dinheiro... Pq glamour eu tenho!!!❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente devia nascer já com o bom gosto de acordo o bolso 😂😂😂😂

      Excluir
  2. Ameiiiii a dica, vou tentar fazer em uma comoda aqui... tomara que dê certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica super legal também, amanhã vou postar como improvisar uma

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir